Por que criança mente?

September 20, 2018

Será q os pais sabem q a mentira na criança não tem o mesmo significado da mentira no adulto? Muitos pais reagem de forma negativa às mentiras dos filhos principalmente pq interpretam pelo lado negativo, mal caratismo, maldade, enganação...

Porém, antes de reagir ou tirar conclusões precipitadas, é importante compreender as razões pelas quais uma criança/jovem pode mentir.

Aos 2-6 anos – possuem uma imaginação muito fértil e divertem-se em testar o efeito da sua fantasia nos outros. Contam, como verdadeiras, histórias inventadas e esperam pela reação dos adultos. Não raras vezes são capazes de arquitetar uma situação p/ culpar alguém d um determinado incidente.

 

Após esse período, as crianças já compreendem a diferença entre a realidade e a fantasia. Logo, a mentira ocorre quando:

🙉 a criança não têm idade suficiente para entender a diferença entre verdade e mentira, entre certo e errado.

🤔Quando os pais não sabem diferenciar o que é mentira, o que é fantasia.

🙈Quando a criança apresenta medo de ser castigada ou de perder o afeto dos pais.

😞Têm baixa autoestima e querem parecer, aos olhos dos outros, melhores do que julgam ser.

😌Quando desejam que seja verdade aquilo que dizem.

😒Copiam pessoas da família que dizem mentiras, por exemplo, quando alguém bate à porta e o pai diz para a criança "fala q eu não estou em casa"- bonito né??? Rs.

 

Os adolescentes também dizem mentiras, porque temem que, se disserem a verdade os pais não os deixarão fazer o que realmente desejam, ou mentem em questões que eles consideram invasoras da sua privacidade.

 

Logo, em qualquer idade, os pais precisam demonstrar com frequência que confiam no filho e o admira por isso. Se o filho(a) mentir, os pais terão de lhe dizer que isso irá fazer c/ q eles deixem de confiar e quais serão as consequências disso. É essencial q os pais conversem tranquilamente c/ as crianças/jovens sem estimular o medo p/mostrar os benefícios da verdade e os prejuízos da mentira através d exemplos reais, livros... os levando à reflexões e escolha.

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Sejam bem vindos, leitores e leitoras!

 

É um prazer imenso escrever o primeiro post, de muitos, aqui nesta página.

 

Primeiramente, gostaria de compartil...

Bem-vindos ao nosso (novo) Blog!

January 21, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes

October 22, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags